08 May 2017

OPERAÇÃO BIKINI 2017


"OMG o Verão está a chegar e eu estou uma baleia!". Sim, isto foi algo que eu pensei. Desde que voltei da Dinamarca, notei que o meu corpo não está igual ao de quando fui. É difícil manter a rotina de exercício e de alimentação quando se muda de país. É verdade que lá inscrevi-me num ginásio, mas o exercício não é tudo. A alimentação tem um grande peso na dieta, e foi essa que mais afectou o meu corpo. A Dinamarca, como país nórdico, tem uma gastronomia que combate o frio com a existência de sopas quentes e pesadas com muita batata, carnes processadas para acompanhar o pão preto e salsichas. Este tipo de alimentação é bem diferente do que estou habituada. Aqui, em Portugal, costumo comer refeições mais ligeiras, porque, na verdade, com o calor não tenho muita fome.

Apesar da experiência lá ter sido fantástica, vim deprimida com o meu corpo. Ganhei barriga outra vez (que me levou um ano a perder e a conseguir formar abdominais), comecei a ter celulite do tipo que se nota a olho nu, estava com a cara bolachuda, com pouca vontade de me mexer e estava sempre com fome de doces.

O derradeiro teste foi pôr-me em cima de uma balança e experimentar umas calças que tinha comprado no ano passado. O veredito? Tinha mais 4kgs em cima e não cabia num 36! Para resumir, durante essa tarde passei por várias fases: deprimir, odiar o corpo, aceitar que iria ficar gorda para sempre, pensar que nunca mais saíria de casa (muito menos por os pés na praia), e, por fim, pensar em soluções para mudar drasticamente. 

Uma lipo estava completamente fora de questão – também não sou assim tão maluca. Mas lembrei-me que no ano passado tinha feito um workshop com a Martilicious em que ela levou o seu PT para um workout. Corri logo para o Instagram (na verdade, já o tinha aberto, #addicted) e comecei a falar com ele para ver se me podia treinar. De seguida, procurei novos ginásios em Lisboa e inscrevi-me logo num com a minha mãe – a minha eterna parceira de workout. E ainda procurei um detox que pudesse ser o restart desta nova etapa. E foi assim que me deparei com a marca espanhola Drink6.


O meu objetivo (irreal) era perder estes 4 kilos a mais e ficar na forma em que me encontrava em Dezembro. O reality check fez-se na avaliação do ginásio, quando o PT estava a medir a minha massa gorda e magra, e o perímetro abdominal e disse que num mês era possível apenas perder 1 kg e dois centímetros na barriga.

Isto de voltar ao peso e forma anterior não ia ser de um mês para o outro. Mesmo assim, não desisti. Sim, foi duro ouvir aquilo, mas sabia que seria pior se nada fizesse para o mudar.

Na primeira semana, desinchei. A cara voltou ao normal (talvez o choque da comida saudável portuguesa tivesse a ver com isso). E após duas semanas em que conjuguei os treinos do PT ao ar livre e as idas ao ginásio (três vezes por semana), emagreci meio kilo!


Agora falando do plano de detox da Drink6. O que escolhi foi um plano de sumos para apenas 1 dia (e não mais para não ficar fraca ou com fome e estragar o plano). Este consistia em beber 6 sumos diferentes, adaptados a cada hora do dia.

Eu, que já estou habituada a beber este tipo de sumos, não tive nenhuma dificuldade em fazer este detox. Aliás, até achei estranho não haver nenhum sumo verde. Mas, basicamente os sumos dividem-se em dois: as refeições mais importantes (pequeno-almoço, almoço e jantar) são substituídas por sumos mais densos, ou seja, com abóbora, couve ou leite vegetal, e, entre as refeições principais, os sumos eram mais leves com sumo de limão, menta, pimenta cayena, etc.

O que gostei foi o facto dos sumos serem tão naturais – podia-se mesmo sentir cada fruta e vegetal na sua forma mais crua – e fresquinhos – o que foi perfeito para aquele dia de 27ºC.

Se tive fome? Por acaso, não. Os sumos são grandes (cada tem meio litro), por isso saciam bastante. E se der fome, quer dizer que já é hora de beber o próximo. Se me senti fraca? Também não, até fiz um plano de HIIT do meu PT Afonso Vareta (@afonsovareta) na praia e não tive tonturas.

O veredito: Não, não emagrece. Não acordei linda e maravilhosa no dia a seguir (aliás, acordei esfomeada!). O que o detox fez, na realidade, foi eliminar as toxinas do corpo (todas aquelas acumuladas pela má alimentação) e fornecer as vitaminas necessárias para uma semana! Acordei, sim, mais leve e pronta para recomeçar a comer bem.


Agora, não queria de vos deixar de dar algumas dicas, especialmente se estiverem na minha situação. O corpo de bikini não acontece de um dia para o outro, nem de um mês para o outro, nem a beber estes sumos todos os dias. O corpo de bikini transforma-se gradualmente. 

Aqui te deixo dois grupos de dicas distintos:

Dicas para chegar ao corpo ideal:

1. Evitar estes tipos de alimentos: gorduras – folhados mistos, croquetes –, açúcar – donuts, chocapics, Coca-Cola –, hidratos de carbono com glúten pão branco, esparguete – e sal – molhos de soja, caldos Knorr.
2. Apostar mais na proteína (carnes brancas e peixe gordo, por exemplo) e nas verduras, e menos nos acompanhamentos de hidratos de carbono.
3. Exercitar o corpo pelo menos três vezes por semana (de modo a ver resultados). Nem que seja uma caminhada de meia hora ou um treino intensivo de uma hora. Não fiques em casa a amolecer, sai e exercita.
4. Ter uma cheat meal por semana para ajudar à sanidade mental. Não obcecar com a dieta e com a sua rigor, e relaxar numa refeição (sim, aqui abre-se excepção ao ponto 1).

Dicas para combater a celulite:

1. D
e manhã, ao levantar, faz 15 agachamentos a velocidade normal para activar a circulação das pernas.
2. Se tiveres num sítio em que estejas sentada durante muitas horas, tenta levantar-te de hora a hora e mexer as pernas. Um truque para reactivar a circulação (e prevenir ou diminuir a celulite) é dar palmadinhas nas coxas.
3. Evita cruzar as pernas e usar roupa apertada.
4. Quando tiveres a tomar o teu duche morno, acaba com jactos de água fria nas tuas coxas, glúteos e barriga (o choque de temperatura activa a circulação).
5. Traz sempre contigo uma garrafa de água de 1,5L e vai bebendo ao longo do dia, alternando com chás detox (por exemplo, o da Yogi que se encontra no Continente).

Extra: uma vez por mês, faz uma massagem de drenagem (ou seja, expelir a gordura para o sistema linfático – ou seja, a gordura sai no chichi). Apesar das dicas acima, às vezes a celulite não desaparece sozinha, é preciso alguém especializado ajudar-nos. Recentemente, encontrei uma massagista incrível que me desfez a gordura das coxas numa só sessão. Se quiseres marcar algo com esta mulher milagrosa, marca aqui a tua sessão: 966 697 445, Samira Santos (atenção, esta informação não é paga, estou a partilhar o meu segredo para que todas fiquemos felizes com os nossos corpos!).

No comments:

Post a Comment