02 April 2017

How to be a professional amateur vlogger & blogger



Em dois anos muita coisa mudou – sim, em Março o MOI fez dois anos, YAY!

Quando o meu professor de publicidade sugeriu-nos que arranjássemos um portfolio onde expuséssemos o nosso trabalho criativo para os futuros empregadores poderem analisar, eu decidi criar um blog. Comecei por exportar todas as minhas opiniões do Zomato para essa plataforma e apenas publicar uma fotografia simbólica com um link para a review na aplicação – vê o que quero dizer aqui.

Desde esse momento que as fotografias têm tomado uma maior parte no blog (sem nunca comprometer a parte escrita).

É por isso que, depois de três meses a "bloggar" e a usar o meu telefone como câmara principal do blog, resolvi fazer um update e comprar a minha primeira câmara DSLR. Senti que elevei o jogo do meu blog. Agora tinha mais visualizações, mais respostas positivas e sentia-me mais desafiada para tirar sempre melhores e melhores fotografias – quer de sítios a que ia, de comida que comia ou de outfits que vestia.

Dois anos depois e o meu equipamento tem indo, definitivamente, a completar-se. Especialmente agora que me juntei ao YouTube e isso requer outro tipo de materiais – vê aqui o meu canal.

Agora que já viste os meus vlogs e leste os posts no blog, poderás perguntar "mas como consegues fazer tudo ao mesmo tempo?". Com um casaco com bolsos grandes, uma mala onde cabe a câmara perfeitamente e boa disposição.

Além disso, também tenho uma lista em baixo de todo o equipamento que uso para "bloggar" e "vloggar" ao mesmo tempo.

[EN]: In two years a lot has changed – yup, March was MOI blog's second birthday, YAY!


When my advertising professor advised us to get a portfolio to present our creative work to future employers, I decided to start a blog. I focused on exporting all of my Zomato reviews onto this platform. The post would get one iPhone 5 quality photo, a text and a link to the actual review with more photos – s
ee what I mean, here.

Since then photos have been taking a bigger part on my blog (without ever compromising the written part).


That's why, after 3 months of blogging and using my phone as a main blogging camera – though there's nothing wrong with it when you're starting a blog – I bought my first ever DSLR camera. I felt like it upped so much the game. I got more views, more positive feedback and I felt more challenged to take amazing pictures – either of places, food or of myself.


Two years later and my gear has definitely gotten more complete. Especially now that I've joined YouTube, which requires different gear – check my channel here.


Now that you've watched my vlogs and you've read my blog posts, you might ask "but, how do you do it all at the same time?". With a coat with big pockets, a bag where my camera fits perfectly and a good mood!


Besides, there's a whole list of gear that I use to blog and vlog at the same time.




Para filmar, tenho usado o meu iPhone 6S que tem uma ótima qualidade para o fazer (pode ir até 4K, apesar de depois demorar muito tempo para exportar) e uso também uma lente de grande angular da marca Moment que apanha mais da paisagem sem distorcer a imagem.

Nunca podes esquecer uma powerbank. Esta baratuxa que comprei numa loja de souvenirs em Londres deu para o telefone não morrer no momento e acabar esse vlog, mas quero arranjar uma melhor que dê para carregar várias vezes ao dia – alguma sugestão?

Recentemente, comprei um leitor de cartões de memória para quando tirar uma fotografia com a câmara (que é normalmente melhor do que as que tiro com o telefone), poder exportá-la logo para o telefone e publicá-la no Instagram – sinceramente, uma das minhas melhores compras para este tipo de coisas.

To film, I've been using my iPhone 6S which has a great quality to do it (it goes up till 4K, though that takes days to export) and I use a wide lens from Moment to fit the most in one shot without distorting the image.

You can never forget a powerbank, this crappy one I bought in a souvenir shop in London so my phone wouldn't die in between filming is okay, but I should definitely get a better one – one that can charge multiple times a day. Any suggestions?


Recently, I also bought a memory card reader, so whenever I take a photo with my camera (which is usually better than my phone's), I can export it immediately to my phone and post it on Instagram – honestly, one of the best things I could spend money on.


Eu não trago necessariamente duas lentes comigo em cada viagem que faço, porque prefiro viajar só com o essencial. Depende se fizer uma viagem para uma cidade mais pequena – como Amesterdão, onde levei a de 35mm para tirar fotografias aos detalhes – ou uma cidade grande – como Londres, onde levei a lente de zoom para apanhar os edifícios ao longe quando estava em terraços. Cada equipamento adapta-se a cada viagem.

I don't necessarily bring two lenses with me when I travel, because I try to travel light. It depends if I'm seeing a small city – like Amsterdam, where I took the 35mm lens to shoot details – or a big city – like London, where I brought my zoom lens to shoot far away buildings from terraces. Every equipment adapts to each trip.



É difícil? Para mim não, porque adoro tirar fotografias e tenho gostado imenso de documentar as minhas viagens – estes vlogs são as melhores memórias que posso guardar e partilhar. Mas para as pessoas que estão comigo é que deve ser chato. Agora têm de esperar o dobro do tempo para comerem, porque além de tirar fotografias do prato e do espaço e pedir para tirar uma de mim com a comida no espaço, também têm de esperar que filme cada prato. Por isso sim, ficam em risco da comida arrefecer.

O que vale é que até sou sortuda com estas minhas pessoas, porque percebem a razão pela qual faço tudo isto. Elas não se importam de esperar um pouco até eu conseguir tirar a fotografia perfeita e até me ajudam a tirar coisas desinterssantes da mesa. Por isso, obrigada a todos os que aturaram as minhas mesquinhices nestes vlogs e que me ajudaram a tirar fotos perfeitas para as minhas redes sociais e blog – vocês sabem quem são.

Is it hard? Not for me, because I love taking photos and documenting my trips – which have been my best memories I get to keep and share. But the people I'm with must be  somewhat annoyed. Now they have to wait twice as long to eat, because not only I take pictures of the food and the space and of me with the food in the space, I also film the details of every plate. So yeah, the food tends to get cold.

Though I'm lucky because all of my friends understand the reason why I'm doing it and that I really need that perfect shot, so they're willing to wait a few minutes so I get everything done – and that I'm happy with the result. Thank you (you know who you are) for patiently waiting and helping me getting everything Insta perfect.

No comments:

Post a Comment