22 January 2019

INTRO à Sustentabilidade na moda


Já foi há uns meses que vi o documentário na Netflix intitulado "The True Cost", que cobre um hot topic na indústria da moda — Sustentabilidade.

Para ser sincera, nunca percebi o impacto gigante que uma simples t-shirt da Primark pode ter no mundo. Sabia que algo estava errado quando via o baixo preço de 5€, ou quando lia histórias sobre uma etiqueta ter um pedido de ajuda de uma trabalhadora. Na verdade, lembro-me que a minha mãe desde sempre verificou os componentes de uma peça de roupa para ver se tinha mais algodão do que poliéster, no entanto, só agora é que tudo isto fez sentido.

O tema da Sustentabilidade no Mundo da Moda, de uma forma simplificada, significa uma solução para umas das indústrias que mais polui o planeta, que pior trata os seus trabalhadores e que quer, acima de tudo, o máximo do lucro apoiando-se em publicidades dispendiosas e um aumento extraordinário de consumo de moda rápida.

De certeza que estão familiarizados com o tema de Fast-Fashion, assim como o Fast-Food. Este nasceu para se opor à Alta Costura apresentando marcas com peças da moda a preços acessíveis, talvez até demais. Enquanto blogger e instagrammer, eu agradeço que estas marcas tenham nascido, estou a falar de Zara, Pull&Bear, Bershka, etc, pois posso ter roupa nova para mostrar aos meus seguidores, ter peças da moda e estar sempre a publicar. Mas que impacto é que eu estou a causar no mundo ao apoiar estas marcas e ao recomendá-las?

A indústria da moda tem implicações a todos os níveis: ambientais, sociais e económicos. E não basta um post para vos explicar tudo, por isso vou repartir em vários. Começamos com um ABC deste tópico, seguido de dicas para reduzir o nosso consumo da Fast Fashion, exemplos de marcas nacionais e internacionais que já praticam a sustentabilidade e algumas perguntas que vos deixarei para reflectir.

Espero que gostem! Fiquem atentos!

No comments:

Post a Comment