05 September 2017

Boa Bao


BOA BAO. Parece que já venho tarde em partilhar aqui que este restaurante pan-asiático abriu... De qualquer maneira, não consigo guardar a experiência que lá tive só para mim.

É verdade que já fui ao BOA BAO há algum tempo, antes do verão até. Mas ainda hoje salivo com os pratos deliciosos que pedimos e o atendimento impecável a que fomos sujeitos.

Antes de mais, gostava de explicar o que BOA BAO quer dizer. Entre muitos significados, o mais óbvio é este: BOA vem de Lisboa, o local onde fica o restaurante, e BAO vem da especialidade da casa, de origem taiwanesa, os gua bao, um pãozinho branco com variados recheios, como o pato desfiado.


É num ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, animado, com vibes naturais e essência oriental que somos servidos um banquete pan-asiático. Pan quer dizer tudo. Ou seja, os pratos variam entre várias influências do sudeste asiático. Tal como podemos pedir uma entrada do Vietname ou da Coreia, podemos seguir o menu e encontrar pratos principais da China, Malásia, Laos, Cambódia e Tailândia, e terminar com uma sobremesa do Japão.

É uma verdadeira viagem de sabores por uma Ásia quase inteira, pela originalidade mantida ao confeccionar cada prato.

Começamos pelos cocktails e pelas entradas.


Para começar, pedimos duas entradas do Taiwan: 6 peças de dim sums vegetarianos gua baos de pato. Sabores leves e texturas pouco familiares. A aventura começava.


Para apimentar a viagem, trouxeram-nos uma cabeça de macaco para a mesa com rum e gengibre (penso eu, na verdade não me lembro muito bem. Pedi a bebida só pelo copo para a fotografia, mas acabei por achá-la divinal) e um cocktail cítrico sem álcool.


Já embalados e divertidos, chegamos à Tailândia. Deparamo-nos com um pad thai de tofu e vegetais, uma sopa grande de noodles de arroz, camarão e galinha, e um prato de noodles fininhos de arroz, lulas e camarão tigre preto. Um verdadeiro banquete que sacia e satisfaz, sem encher nem enjoar.


Antes de regressar a Portugal (ou à realidade), demos um saltinho ao Japão e provámos os deliciosos mochi: meias bolas de gelado de chá verde, sésamo, cacau e carambola envolvidos numa gelatina de arroz. O carpaccio de ananás foi a despedida semi-doce que nos pediu para regressar.

E vocês, por que países viajaram este verão?



Largo Rafael Bordalo Pinheiro 30, 1200-108 Lisboa

No comments:

Post a Comment