07 July 2016

Workshop Martilicious


[PT ONLY]: Quem já conhecia as granolas da Martilicious! Eu, pelo menos, já encomendei à Marta já várias encomendas de granolas simples ou com côco e, a mais recente, sem glúten por saber que são orgânicas, completas com sementes e sem adição de açúcar. Sabiam que as de supermercado podem estar na secção dos produtos saudáveis e terem mais açúcar do que uns Chocopic?! E apesar de poder fazer em casa (basta juntar aveia, sementes, mel e levar ao forno), há qualquer coisa de maravilhoso nas granolas da Martilicious.
Como sigo a página de Facebook da Marta para ver que novos snacks ela inventa para eu experimentar, apareceu-me no feed um evento que ela tão criativamente comunicou. Era um workshop de snacks pré e pós treino (obrigada por me responder às minhas preces!) e um workout. Melhor combinação não há!

Esse sábado começou cedinho. Juntámo-nos no Cool Cook Club, em Santos, um espaço super amplo, moderno e com uma cozinha de aprendizagem. Mas antes de começarmos a fazer as maravilhosas torres de panquecas e outros pratos, tivemos um HIIT de 4 séries com repetições de 1 minuto com exercícios cardiovasculares e funcionais com o PT da Marta, o Afonso Vareta. Foi um treino ao ar livre com muitos saltos e agachamentos, suficientes para me deixarem com dorzinhas na manhã seguinte (sim, até a mim que sou bastante ativa, dentro dos meus limites).

cortesia de Bia Oliveira


De seguida passámos à melhor parte: os snacks!

Logo que chegámos ao local, a Marta mostrou-nos uma proteína de arroz biológico germinado, rawvegan, sem lacticínio, sem soja e sem açúcares adicionados, a Sunwarrior, que serve como pós-treino e repõe todos os aminoácidos e proteínas, para além de ajudar a ganhar massa magra (músculos). Esta era de baunilha, mas há também de chocolate e podem comprar-se no site da MandalaBio.



O segundo snack pré-treino foi um dos meus habituais: smoothie de açaí e banana congelada. Fica e sabe exactamente a gelado, mas dá um boost de energia incrível, sem a recaída de energia do açúcar. E é super fácil de se fazer: colocar um pacote de Açaí Supera (açaí com guaraná congelado), duas bananas congeladas (para dar uma consistência mais cremosa) e, se for necessário, adicionar um pouco de leite vegetal. E voilà, delicioso!
O terceiro, e o meu preferido, foram as panquecas de proteína (pós-treino). Normalmente, faço as minhas básicas de 2 ovos, 1 banana, 1 copo de aveia e canela, mas, na verdade, nunca fico completamente saciada. Neste workshop, aprendemos a fazer as famosas panquecas Martilicious e tentámos pô-las em torre, como a imagem de marca da Marta.

São precisos:

1⁄2 chávena de farinha de arroz (ou trigo sarraceno) do Celeiro
1 medida de proteína Sunwarrior
2 ovos biológicos Naturfoods (Celeiro)
1 chávena de leite à escolha (amêndoa não adoçado da Provamel) 
1 colher de sopa de óleo de côco derretido
1⁄2 colher de chá de canela
1 colher de chá de goma xantana ou fermento

E basta misturar os ingredientes secos e os molhados em separado, depois combiná-los e fazê-las numa frigideira utilizando 1 colher e meia de sopa da massa para cada panqueca, e virá-las ao fim de dois minutos, mais ou menos. Pode-se acompanhar/decorar com morangos cortados e xarope de ácer. São muito saciantes e deliciosas!

O terceiro snack foi um 3-em-1. Fizemos manteiga de amendoim do início (na verdade, não tem nada que saber, basta triturar 250gr de amendoins e adicionar um colher de óleo de côco, e fica-se com uma manteiga de amendoim sem conservantes nem aditivos que nos dura imenso tempo), e aproveitámos para fazer barrinhas energéticas raw, "sandes" de banana e "tostas" de maçã.
As barras energéticas de Spirulina e Maca, para além de serem facílimas de se fazer, são muito convenientes para transportar e comer antes do treino.

Ingredientes:
1/2 chávena de flocos de aveia Naturfoods

2 colheres de sopa de manteiga de amendoim (ou outra)
1 colher de sopa de Spirulina da Iswari
1 colher de chá de Maca Iswari

1 chávena de tâmaras sem caroço

1 colher de sopa de sementes de girassol 
1⁄4 chávena de côco ralado
1⁄2 chávena de avelãs

Água (caso necessário e acrescentar 1 colher de sopa de cada vez)

Depois basta colocar todos os ingredientes no copo (excepto a água) e triturar até formar uma pasta consistente e pegajosa. Se a pasta estiver seca, pode-se acrescentar uma colher de água. A pasta deve ter uma consistência que ao apertar fique bem ligada. De seguida, espalma-se numa forma rectangular forrada com papel vegetal e guarda-se no frigorífico para solidificar.

Os seguintes snacks pré-treino fazem, também, uso da manteiga de amendoim caseira e são muito rápidos de se fazer. O primeiro - tostas de maçã - são praticamente fatias de maçã barradas com manteiga de amendoim e granola Martilicious. 
As sandes de banana são igualmente fatias de banana barradas com manteiga de amendoim e granola Martilicious.
As tostas de arroz tufado com abacate e tomate temperadas já são um prato habitual meu, faço várias vezes para o jantar quando me vou logo deitar. São deliciosas!

De seguida passámos para o nosso almoço, omolete de claras com tomate, cebola, atum e salsa. As claras são uma ótima forma de proteína. Se não quiserem desperdiçar as gemas dos ovos, podem comprar estes pacotes só de claras (não biológicas). Mas cuidado, têm uma duração de apenas 24h uma vez abertas, senão podem apanhar salmonelas!

Para acompanhar, a Marta surpreendeu-nos com este cuscus de brócolos. Triturou-os crus, e depois, para enfeitar, adicionou tomate e pimentos aos cubinhos, tofu esfarelado e ainda uns cajus. O molho vinagrete incluiu um molho pesto caseiro delicioso! Este cuscus é uma boa alternativa das saladas sem graça para o Verão.

Para refrescar, fomos delicados com esta miraculosa limonada. Pelos vistos, os ingredientes curam qualquer gripe!

Ingredientes:

1 molho de hortelã

Raiz de gengibre (cerca de 5cm)
1⁄2 chávena açúcar de côco Iswari (ou outro adoçante)
1 1⁄2 chávena de água

2 limões

2 limas
1lt de água e gelo

Modo:
Num tacho, levar ao lume o gengibre descascado e cortado às rodelas, o açúcar, a chávena de água e cerca de 3 ramos de hortelã. Deixar ferver em lume baixo durante cerca de 5 minutos até reduzir para metade. Quando estiver pronto, coar esse xarope e deixar arrefecer.
Num jarro, colocar os limões e as limas cortadas, folhas de hortelã e gelo. Acrescentar o xarope e encher o que falta do jarro com água. Misturar bem, deixar repousar cerca de 10 minutos e servir!
E, por fim, acabámos com a maravilhosa e super saudável mousse de chocolate. Com dois abacates maduro, 10 tâmaras Medjool sem caroço, 4 bananas maduras, 4 colheres de sopa de cacau crú em pó (a forma de chocolate mais pura), 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 1 colher de sopa de carope puro de ácer e 1/4 chávena de água fez-se uma mousse com uma consistência IGUAL às mousses normais, mas ainda mais saborosa! Esta pode ser sobremesa ou até mesmo um pré-treino!


Fiquem atentos à página da Martilicious (AQUI) para verem quando é o próximo workshop, porque para além de serem super informativos, a dinâmica do evento é incrível (e pode provar-se tudo o que se faz)! A partilha do lifestyle saudável e activo da Marta é uma lufada de ar fresco e inspirou-me para mudar várias coisas na minha dieta, sabendo o que faz realmente bem e o que pode fazer mal. Obrigada, Marta! Até à próxima!
GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardar
GuardarGuardar